A formação de professores deverá ser mais voltada para a prática e
orientada por competências, conforme propostas incluídas na Base Nacional Comum
da Formação de Professores da Educação Básica, apresentada hoje (13) pelo
Ministério da Educação (MEC).
A base deverá orientar a formação de professores em licenciaturas e
cursos de pedagogia em todas as faculdades, universidades e instituições
públicas e particulares de ensino do país.
De acordo com a base, desde o primeiro semestre, os futuros professores
deverão ter atividades práticas em uma escola pelo menos uma vez por semana.
Cada faculdade ou instituição de ensino deverá ser associada a uma ou mais
escolas de educação básica.
O modelo é inspirado na residência médica e na de outros profissionais da
saúde. A residência pedagógica inclui supervisão por um professor do curso
superior de formação e apoio permanente de profissionais experientes da escola
ou do ambiente de aprendizagem no qual se realiza a residência.
Além de atividades práticas, os residentes terão que observar, analisar e
propor intervenções na escola. A residência deverá ainda ser regulamentada por
normas próprias.
Competências - A base sugere também que o aprendizado dos professores seja orientado por competências. Segundo o MEC, uma competência é um conjunto de domínios. “Não basta que o professor tenha o saber conceitual ou a capacidade transmissiva, ele precisa desenvolver o domínio relacional, a habilidade de conviver na diversidade das situações de sala de aula e estar comprometido com o seu fazer profissional”, diz o texto.
Além das competências gerais, o documento menciona quatro competências
específicas para serem desenvolvidas em cada uma das seguintes imensões:
conhecimento profissional, prática profissional e engajamento profissional.
Estágio probatório
Pela Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica,
depois de entrar nas escolas, os professores novatos deverão ser acompanhados
pelos mais experientes, que terão papel de mentores, orientando e auxiliando os
novatos.
Para sair do estágio probatório, o professor terá que demonstrar domínio de determinadas habilidades e de competências previstas na base. Ele deverá apresentar um portfólio e ser avaliado pelo mentor e pela equipe gestora da escola.
Para sair do estágio probatório, o professor terá que demonstrar domínio de determinadas habilidades e de competências previstas na base. Ele deverá apresentar um portfólio e ser avaliado pelo mentor e pela equipe gestora da escola.
Outra proposta é que os professores continuem aprendendo mesmo após
deixar a faculdade. Essa formação ocorrerá em três planos: nas redes escolares,
onde os gestores deverão organizar cursos e planejar atividades de formação; no
âmbito externo, com a participação em eventos educacionais, em cursos e em
pós-graduações; e dentro das próprias escolas, que deverão organizar ações
formativas com os professores.

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