Depois de lançar consultas e permitir transações financeiras pelo
WhatsApp, o Banco do Brasil (BB) tornou-se o primeiro banco a lançar o serviço
de saques pelo aplicativo de mensagens. A ferramenta dispensa o uso de cartão
para concluir a operação.
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As retiradas estão limitadas a R$ 300 por dia, sempre em valores
múltiplos de R$ 10. Para iniciar a operação, o cliente inicia uma conversa pelo
WhatsApp com o número (61) 4004-0001, digitando “saque sem” ou “saque sem
cartão”. O chatbot (assistente virtual ativado por inteligência
artificial) perguntará o valor do saque, cabendo ao cliente digitar a senha do
cartão para confirmar o saque.
Com o código informado pelo assistente virtual, o cliente deve dirigir-se
a qualquer terminal de atendimento do Banco do Brasil. O código tem validade
até as 23h59 do dia do pedido. Segundo a instituição financeira, a solução é
totalmente segura porque as mensagens são criptografadas de ponta a ponta,
impedindo o rastreamento por terceiros.
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Com o serviço de saque, os clientes do BB podem fazer 15 tipos de
transações pelo WhatsApp. Em junho, o banco lançou as consultas de saldos e de extratos pelo aplicativo. Em outubro, foram iniciadas as transações financeiras, com serviços como transferência entre contas e recarga de celular.
No fim de novembro, o BB passou a oferecer a recarga do Bilhete Único de transporte coletivo para os moradores do município de São Paulo.
Desde o lançamento do piloto, o banco registrou mais de 200 mil operações de
recarga.
Desde 2017, o Banco do Brasil utiliza o Watson, assistente de
inteligência artificial desenvolvido pela empresa IBM, para ajudar os
funcionários a resolver os problemas dos clientes. Em agosto de 2017, a
tecnologia começou a ser usada para dar suporte aos pedidos dos clientes no
Facebook Messenger.
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O assistente virtual responde usando uma linguagem natural e aprende
constantemente com base nas interações dos usuários. Em todos os aplicativos, o
cliente passará a ser ajudado por um funcionário do BB caso seja necessário
atendimento humano.

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