Dos 3,2 milhões de brasileiros com 19 anos, 2 milhões concluíram o ensino
médio, o que representa 63,5% do total, segundo levantamento do movimento Todos
Pela Educação, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio de 2012 a
2018 (Pnad-C) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Do
total que não concluiu o ensino médio, 62% não estão mais na escola e, desses
jovens, 55% pararam de estudar no ensino fundamental.
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Entre 2012 e 2018, conforme o levantamento, houve um crescimento de 11,8
pontos percentuais na taxa de conclusão do ensino médio até os 19 anos. A
avaliação dos dados por estado mostra que é possível melhorar o atendimento aos
jovens no ensino médio. Em Pernambuco, por exemplo, a taxa dos que concluem o
ensino médio até os 19 anos (67,6%) é maior do que a média nacional.
No ensino fundamental, conforme o levantamento, as taxas de conclusão
mantiveram-se estáveis no período. Essa etapa teve uma queda no número absoluto
de concluintes devido à redução da população de 16 anos no país. Em 2018, foram
212.281 concluintes a menos do que em 2017, que por sua vez teve menos
concluintes que o ano anterior, com uma redução de 64.058.
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O levantamento evidenciou a desigualdade no ensino. Adolescentes negros e
moradores das áreas rurais têm taxas de conclusão mais baixas do que as dos
brancos e de regiões urbanas em todas as etapas da educação básica.
No ensino fundamental, a diferença entre negros e brancos é de 10,4
pontos percentuais e entre jovens de áreas rurais e urbanas, 12 pontos
percentuais. No ensino médio, a distância se amplia para 19,8 pontos
percentuais e 19 pontos percentuais, respectivamente.
A avaliação do Todos pela Educação é que o baixo índice de conclusão da
educação básica na idade certa está relacionado à taxa de insucesso escolar, ou
seja, a combinação da reprovação com o abandono.
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O levantamento mostra que, a partir do 3º ano do ensino fundamental, o
final do ciclo de alfabetização, a taxa de insucesso escolar começa a se
intensificar: em 2017, 10,5% dos alunos não passaram de ano. Já no 6º ano, esse
índice salta para 15,5%. No 1º ano do ensino médio, de cada 100 alunos, 23 são
reprovados.

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